Em Brumado, na região sudoeste da Bahia, o Ifba lançou um projeto piloto para inclusão de alunos com necessidades especiais no curso de robótica da instituição. O professor Marcos Pereira dos Santos relatou que trabalhou neste ano com um aluno com necessidades específicas e pode comprovar, através da disciplina Robótica Pedagógica, que a inclusão desses estudantes agrega valor ao curso e é uma oportunidade de aprendizado muito interessante aos mesmos. “É um ambiente de ensino-aprendizagem que oportuniza ao aluno várias habilidades: montar peças, programas e trabalhar com situações desafiadoras. Tem dado super certo”, afirmou. Além do aprendizado em si, o professor destacou que a ideia do projeto é inserir esses alunos no ambiente da universidade e fazê-los se sentir produtivos e acolhidos apesar de todos os obstáculos. “Estamos sendo pioneiros nessa área de inserção. Falta material, inclusive escrito. No início, tivemos que adaptar muitas coisas. Para os alunos, com necessidades especiais ou não, temos que estar sempre nos reinventando”, asseverou.