O apelido de Gigante de Léo Santana não se resume aos 2 metros de altura do pagodeiro. O vulgo também pode ser um bom adjetivo para os trabalhos do artista, que neste sábado (23), tira do papel um dos maiores projetos da carreira, o ‘Léo e Elas’, que será gravado no Mineirão, em Belo Horizonte, estádio que já recebeu Elton John, Beyoncé, Paul McCartney, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Skank e outros nomes da música nacional e internacional.
O Bahia Notícias viajou a convite da produção do artista para acompanhar a gravação e trazer detalhes do show, que irá reunir nomes como Simone Mendes, Mari Fernandez, IZA, Ana Castela e Ivete Sangalo.
Extraído de um projeto apresentado pelo cantor no Carnaval de 2023, o Léo & Elas coloca as mulheres em destaque, não só as que estão no palco, como, também, as que estão na vida do artista desde o começo da existência do GG.
“O palco se resume em cinco pilares: Minha mãe, minha esposa Lore, Liz e minhas duas irmãs. Então, essas são as cinco bases da minha vida. E obviamente é uma homenagem a todas as mulheres cantoras e as bailarinas. E uma referência a minha família, como eu fui rodeado de mulheres o tempo todo nada mais justo que fazer isso no projeto Léo & Elas”, confidenciou Léo.
Para o show, Léo revela que se inspirou em Beyoncé e na turnê RENAISSANCE, a qual o cantor assistiu nos Estados Unidos. A proposta é colocar 40 mil pessoas no Mineirão, para isso, foram vendidos ingressos em todos os espaços da arena, até o anel superior.
“Eu preciso ter dinamismo o tempo todo, uma música atrás da outra. Mas quando houver troca de look precisa ter algum entre entretenimento para o tempo todo as pessoas estarem ligado e essa referência veio da última turnê que eu fui no show da Beyoncé”.
Prova disso são os números na produção do evento. Cerca de 1.500 pessoas estão envolvidas no projeto. De acordo com Dani Basílio, assessora e produtora de Léo, mais ou menos 200 pessoas por dia participaram da montagem do palco que tem 50 toneladas de carga.
“Temos aproximadamente 62 metros de largura por 26 metros de altura em relação à quantidade de box, que é a estrutura que sustenta o palco, mais de 4 mil metros lineares de alumínio. Em relação ao painel de LED, eu tenho 1.100 metros quadrados de painel distribuídos aqui no palco. Somando som, luz, LED, estrutura, eu tenho aproximadamente 50 toneladas de carga aqui no palco.”
Além da grande equipe nos bastidores, Léo leva para o palco um verdadeiro time de bailarinas. Comandadas por Edilene Alves, que assina a coreografia dos principais hits do GG, as 20 dançarinas precisaram trabalhar em tempo recorde para decorar a coreografia das canções inéditas que serão apresentadas no show.
“Enquanto eu estou trocando de roupa, vocês vão estar atentos a coisas que vão acontecer durante a gravação que vai entreter que vai, que vai emocionar muita gente. Vai ter você documentário de mulheres anônimas. Eu não quero ter relatos de pessoas famosas pessoas públicas, eu quero pessoas de fato de origem humilde”.
E quando se fala em Léo & Elas, além das estrelas que irão soltar a voz, uma das ELAS do cantor não poderia faltar no palco, Lore Improta. A esposa do artista participa de um momento especial, a apresentação que resgata às raízes do cantor, a época do Parangolé.
“Tinha que ter a participação dela, né? Ela vai fazer parte de uma cena comigo de uma regravação de uma canção minha ainda assim liderando a música chamada “Rainha”. vai ser o número bem impactante bem bonito, estamos nervosos”, afirmou.