O incêndio de grandes proporções que atingiu duas lojas no centro de Brumado, na manhã de terça-feira (16/01), deixou um rastro de destruição, e os comerciantes afetados contabilizam os estragos. Ao todo, o fogo atingiu uma loja de motos e outra de bicicletas. O incêndio teria iniciado ainda durante a madrugada, na loja de motos, se alastrando para o outro comércio. As chamas foram totalmente debeladas somente às 09:00 horas após a chegada do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, que realizou o trabalho de rescaldo. A ajuda de populares e dos brigadistas de uma empresa que utilizaram caminhões-pipa foi de fundamental importância.
O Corpo de Bombeiros constatou ainda uma grande quantidade de líquidos inflamáveis armazenados na oficina mecânica da loja de motos, o que pode ter contribuído para que as chamas se alastrassem mais rapidamente. Na manhã desta quarta-feira (17/01), foi possível observar o tamanho da destruição nos comércios. Motocicletas, bicicletas e acessórios ficaram totalmente destruídos, bem como os móveis dos estabelecimentos. Como não possuíam nenhum tipo de seguro, os comerciantes agora vão praticamente começar seus empreendimentos novamente do início.
Devido à destruição causada pelas chamas, ao adentrar nas lojas nesta manhã, o clima era de tristeza e comoção por parte dos empresários e seus funcionários. Foi constatado também que vários documentos e anotações foram consumidos pelo fogo. Após o incidente, mais uma vez surgiram questionamentos sobre a importância de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade, visto que o local que acomodaria a unidade já foi construído pela administração municipal. Caso já estivesse em funcionamento, os estragos causados seriam menores, tendo em vista o curto tempo que os bombeiros levariam para conter o incêndio.
Por: Roberto Costa Portugal