A Prefeitura de Serra do Ramalho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na última quarta-feira (23), a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Planejando e fortalecendo o SUS para enfrentar os desafios locais”, o evento reuniu profissionais da saúde, representantes da sociedade civil, conselheiros e autoridades no Auditório Luís Eduardo Magalhães, na Agrovila 9.
A Conferência tem papel essencial na formulação participativa das políticas públicas de saúde, funcionando como espaço de escuta, avaliação e construção de propostas voltadas para as reais necessidades da população.
Durante o encontro, os participantes debateram quatro eixos temáticos:
- Eixo 1: Vigilância, proteção, promoção da saúde e saúde mental;
- Eixo 2: Atenção integral à saúde, resolutividade e qualidade no acesso;
- Eixo 3: Gestão do trabalho, educação na saúde e controle social;
- Eixo 4: Planejamento, rede e processo regulatório em saúde.
A assistente social Lidiane, da EMUT, destacou a importância da escuta ativa da comunidade para aprimorar os serviços. “A participação popular é essencial para construirmos uma saúde mais justa e eficaz”, pontuou.
Além de promover o diálogo local, a Conferência também é etapa preparatória para os encontros regionais e estaduais, garantindo que as demandas do município cheguem a esferas mais amplas de decisão.
A gestão municipal reafirma seu compromisso com a transparência, o fortalecimento do SUS e a ampliação dos canais de participação popular.