O ex-prefeito e líder político de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu – Gil Rocha (PSB), surpreendeu a população de Guajeru ao romper com o seu afilhado político, o atual prefeito Galego (PSD). Gil Rocha alega descumprimento de compromissos e destaca a falta de priorização das propostas discutidas com a população como um dos motivos para o rompimento. Antes de formalizar a ruptura, Gil Rocha tentou dialogar com o gestor, mas não obteve sucesso.
Apesar de ter apoiado Galego na campanha eleitoral de 2020, Gil Rocha decidiu mudar de posição, afirmando que não compactua mais com as práticas da atual gestão. Com sua pré-candidatura, Gil Rocha conta com o apoio da ex-vereadora Eliene Rocha Rodrigues Viana (Progressistas) como pré-candidata a vice-prefeita. Juntos, prometem implementar mudanças significativas na Administração Municipal, resgatando projetos abandonados e priorizando o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável.
O ex-prefeito já conta com o apoio de importantes lideranças da oposição e setores da sociedade civil, incluindo o vereador Manoel de Noca, – vereador mais votado da situação que rompeu com Galego, o vereador Jânio Fábio, – mais votado da oposição e também o vereador Dr. Clóvis, além de lideranças como o presidente municipal do PP e ex-vereador e ex-presidente da Câmara Loza Gomes.
Embora sem manifestação oficial, fontes ligadas aos deputados petistas Waldenor Pereira (Federal) e Zé Raimundo (Estadual) indicam que a aliança com Eliene Rocha foi avalizada, prometendo apoio a Gil Rocha na disputa pela Prefeitura.
Com dois mandatos consecutivos (2013/2016 e 2017/2020), Gil Rocha deixou a Administração com alto índice de aprovação. Pesquisas não registradas no TSE indicam que o socialista lidera as intenções de voto em relação ao atual prefeito Galego, que planeja a reeleição.