Era dia de festa em Euclides da Cunha, 150 famílias recebiam do governador Jerônimo Rodrigues as chaves da casa própria dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Em meio a alegria da população, não passou despercebida a presença do deputado estadual de oposição e integrante do partido do candidato a governador derrotado na última eleição e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.
Diante do “ti ti ti” que sua presença provocou entre prefeitos e vereadores, o deputado Marcinho pegou o microfone e afirmou, “quero agradecer ao governador e dizer que tenho independência para participar desse palanque, mesmo fazendo parte da bancada de oposição no estado”. A presença de Marcinho, deputado de ACM Neto, em evento com o governador Jerônimo, foi vista por analistas políticos e lideranças consultadas pela reportagem como um sinal claro da divisão que hoje existe na base do União Brasil, na Bahia.
O que acontece é que parte dos deputados segue ACM Neto e parte segue o deputado Federal Elmar Nascimento, que é pré-candidato a presidente da Câmara dos Deputados Federais em Brasília e começa a despontar como nova liderança do antigo DEM na Bahia. O movimento de Elmar é discreto e não confronta abertamente ACM Neto, mas vai ganhando corpo e pode reduzir ainda mais a influência do ex-prefeito no interior do Estado.