IníciobahiaBAHIAAfonso Florence e Sérgio Brito são exonerados do governo Jerônimo; saiba motivo

Afonso Florence e Sérgio Brito são exonerados do governo Jerônimo; saiba motivo

Os secretários Afonso Florence (Casa Civil) e Sérgio Brito (Infraestrutura) foram exonerados de seus cargos. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) publicou, nesta sexta-feira (29), as exonerações em nova edição do Diário Oficial do Estado (DOE). No entanto, o afastamento é temporário e os dois devem retornar às suas respectivas pastas nas próximas semanas.

A exoneração ocorre a pedido dos próprios gestores, que também são deputados federais licenciados. Assim como no ano passado, Florence e Brito voltam à Câmara dos Deputados para destinação de emendas parlamentares para suas bases políticas. Enquanto os secretários estarão afastados, o chefe de Gabinete, Carlos Mello, assume a Casa Civil e o diretor-geral da Secretaria de Infraestrutura, Raphael Luiz de Souza, fica responsável pela Seinfra.

Apesar da movimentação já ter acontecido em 2023 para destinação de emendas, o afastamento cria especulações, pois vem à tona em meio ao anúncio de Jerônimo sobre a necessidade de fazer uma reforma administrativa em seu governo. O objetivo do governador é “qualificar” o seu secretariado e contar com nomes mais “técnicos” em sua equipe.

Conforme antecipado pela Colune Vixe! do Portal M!, Afonso Florence é um dos nomes cotados para deixar a Casa Civil. Neste caso, algumas possibilidades são cogitadas. A primeira, é a de o secretário assumir a pasta de Desenvolvimento Rural (SDR) e a outra, a de Planejamento (Seplan). Ainda há especulação de que ele seja convidado para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou volte ao cargo de deputado federal em Brasília.

PSD

Já a possível saída de Sérgio Brito (PSD) da Seinfra foi rechaçada pelo senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD durante entrega da medalha Thomé de Souza ao presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Em entrevista ao Portal M! na última segunda-feira (25), o senador afirmou não ver razão nem para Brito ou Jusmari Oliveira (PSD), atual secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, deixarem seus respectivos cargos.

“Nunca tratei desse assunto e não vejo nenhuma razão para Jusmari e Sérgio Brito saírem. Absolutamente, nenhuma, nunca tratamos desse assunto. Eu acho que isso é uma coisa que, se tiver que tratar, vai ter que ser em grupo, conversar sobre o assunto”, declarou Otto.

POSTS RELCIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais Popular

COMENTÁRIOS RECENTES