InícioBrumadoMorre aos 86 anos o brumadense Newton Cardoso, ex-governador de Minas

Morre aos 86 anos o brumadense Newton Cardoso, ex-governador de Minas

O ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso (MDB), morreu na madrugada deste domingo (2), aos 86 anos. Ele estava internado, mas a razão da hospitalização não foi divulgada.

Com uma trajetória marcante na política mineira, Newton Cardoso exerceu diversos cargos ao longo de sua carreira. Foi governador de Minas Gerais entre 1987 e 1991, vice-governador, prefeito de Contagem por três mandatos e deputado federal por três legislaturas. Além da vida pública, atuou como advogado, administrador e empresário, destacando-se em diferentes setores.

Natural de Brumado, na Bahia, Newton Cardoso nasceu em 22 de maio de 1938 e construiu sua trajetória política em Minas Gerais, onde ocupou diversos cargos públicos ao longo de décadas.

Formado em Administração Pública e Sociologia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), iniciou sua militância no movimento estudantil. Presidiu a União Colegial de Minas Gerais e foi um dos fundadores da Casa do Estudante.

Sua trajetória política teve início em 1960, quando se filiou ao Partido Republicano. Com o golpe militar de 1964 e a extinção dos partidos políticos, ajudou a criar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), tornando-se parte da oposição ao regime. Em 1972, foi eleito prefeito de Contagem, cargo que ocupou por três mandatos. Além disso, exerceu funções como deputado federal e vice-governador de Minas Gerais.

POSTS RELCIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais Popular

COMENTÁRIOS RECENTES