O deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) concedeu uma entrevista ao portal UOL e fez declarações polêmicas sobre o cenário político de 2026. Segundo Elmar, é improvável que o União Brasil lance um candidato à Presidência, defendendo, em vez disso, o apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“A política não perdoa traição“
Elmar argumentou que o União Brasil, atualmente alinhado ao governo Lula em diversas pautas econômicas e beneficiado por espaços dentro da administração federal, deve manter essa parceria em 2026. “Se o meu partido não tomar uma posição agora, permitindo que a gente continue no mesmo jogo, votando com o governo, participando do governo, usufruindo dos cargos, eu não vou virar as costas em 2026. Vou apoiar o presidente. A política não perdoa traição”, afirmou.
Cargos e a Influência Regional
O parlamentar também destacou a importância dos espaços ocupados pelo partido no governo federal, citando sua indicação para a presidência da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), órgão estratégico para sua base eleitoral. “Se eu chegar em 2026 ocupando a Codevasf, com certeza eu vou votar no presidente Lula, independentemente da posição do meu partido”, declarou.Elmar reforçou que, na sua visão, é incoerente ocupar cargos e participar ativamente do governo para depois, em 2026, se posicionar contra o presidente. “Eu, pelo menos, não consigo indicar cargo, participar do governo para chegar em 2026 e ficar contra o governo”, completou.