Operação integrada da polícia recupera mais de 110 veículos no oeste e sul baiano
Domingo, 17/03/2024 – 22h00
Por Redação
Foto: Divulgação / PRF
A Operação Orizon, realizada pela Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil, foi responsável por recuperar 113 veículos na região oeste e sul da Bahia, entre os dias 07 e 16 de março.
A Orizon, que significa “até onde se pode enxergar”, atuou contra os crimes de fraudes veiculares resultantes em múltiplas vítimas e está dividido em três fases distintas: o roubo, a adulteração e a revenda. O trabalho teve foco no combate à clonagem de veículos, onde os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para parecer ser um veículo regular.
Após a clonagem, o dono do veículo original torna-se a segunda vítima dos criminosos, ao passar, muitas vezes, a receber multas de trânsito e pontos na carteira (CNH) por infrações relacionadas ao veículo clonado. Em algumas situações, o proprietário paga as multas sem ter conhecimento real do cometimento da infração.
Ao total, foram registradas 104 ocorrências policiais e 64 pessoas foram detidas. Com os suspeitos, quatro armas de fogo foram apreendidas, além de 44 munições e 9,5 kg de drogas.
Corpo é encontrado boiando na praia de Vera Cruz
Domingo, 17/03/2024 – 21h40
Por Redação
Foto: Reprodução / Blog do Valente
Um corpo de um homem foi encontrado boiando, neste domingo (17) na praia de Barra Grande, no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Segundo informações do Blog do Valente, parceiro do Bahia Notícias, o corpo, que ainda não foi identificado, foi encontrado por banhistas próximo à praia. Uma equipe do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram acionadas para atender a ocorrência.
O 23º BPM informou ainda o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica em Vera Cruz. O caso será investigado pela Polícia Civil, entretanto ainda não há informações sobre as circunstâncias da morte.
Jovem é assassinado enquanto aguardava início de partida de futebol em Feira de Santana
Domingo, 17/03/2024 – 21h20
Por Redação
Foto: Reprodução / Acorda Cidade
Um jovem de 20 anos foi morto a tiros, neste domingo (17), no bairro Parque Ipê, em Feira de Santana, enquanto esperava o início de uma partida de futebol. A vítima, identificada como Douglas Borges de Oliveira, foi atingido com cerca de quatro tiros na cabeça.
De acordo com informações do Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o jovem estava sentado ao campo aguardando para participar de um jogo de futebol, quando foi alvejado pelos disparos. Informações preliminares apontam que um grupo de suspeitos a bordo de duas motos foi responsável pelos disparos.
“Ele estava com roupa de jogo. Foram muitos tiros. Percebemos cerca de quatro na região na cabeça e uma lesão de defesa na mão. Vamos puxar a ficha dele, saber o que motivou, apurar e dar início as investigações”, alegou a delegada Daniele Martins, responsável pelo levantamento cadavérico.
A delegada relatou ainda que o local onde o crime aconteceu é bem movimentado e muitas pessoas presenciaram o fato, mas ninguém passou informações para a polícia, por receio.
Trump fala em ‘banho de sangue’ se for derrotado e vira piada de Biden por frase sem sentido
Domingo, 17/03/2024 – 21h00
Por Folhapress
Foto: Reprodução / @realdonaldtrump
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump fez um discurso no sábado (16) no qual chamou imigrantes de “animais”, afirmou que o país será palco de um “banho de sangue” caso ele não ganhe as eleições de novembro e disse uma frase sem sentido que virou munição para seu adversário, o presidente Joe Biden.
A fala, feita ao ar livre a milhares de apoiadores em Ohio em meio a fortes ventos, foi interrompida em alguns momentos pela aparente queda de energia dos teleprompters. O evento aconteceu em apoio à candidatura de Bernie Moreno ao Senado nas primárias republicanas que acontecem na terça-feira (19) no estado, mas serviu também para animar as bases trumpistas.
O ex-presidente abriu seu discurso elogiando os condenados pela invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores do republicano tentaram impedir a certificação da vitória de Biden. Após chamá-los de “reféns” e “patriotas”, Trump prometeu ajudá-los caso seja eleito na votação deste ano.
A alternativa é vista de forma apocalíptica pelo favorito do Partido Republicano para concorrer em novembro –“não creio que teremos outra eleição, ou certamente não teremos uma eleição que seja significativa”, afirmou Trump sobre um eventual cenário de derrota.
“Se eu não for eleito, será um banho de sangue para todos, isso será o mínimo. Será um banho de sangue para o país”, afirmou, em outro momento, em meio a uma fala a respeito da imposição de tarifas sobre carros importados.
Questionada pela agência de notícias Reuters sobre essa última frase, a campanha de Trump indicou uma postagem no X de um jornalista do New York Times. Na publicação, o profissional apenas dizia que o comentário aconteceu em meio a uma discussão sobre a indústria automobilística dos EUA e a economia.
Já o porta-voz da campanha de Biden, James Singer, condenou o “extremismo” de Trump. “Ele quer outro 6 de Janeiro, mas o povo americano vai lhe dar outra derrota eleitoral neste novembro, porque continua rejeitando seu extremismo, seu gosto pela violência e a sua sede de vingança”, afirmou.
A democrata Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, também criticou o discurso durante uma entrevista à emissora americana CNN. “Você não o deixaria entrar nem na sua casa, imagina na Casa Branca”, disse ela. “Temos que vencer esta eleição, porque ele está até prevendo um banho de sangue. O que isso significa? Ele que vai provocar um banho de sangue? Há algo de errado nisso.”
Durante o discurso, o empresário repetiu as acusações falsas, desmentidas por inúmeras provas, de que houve fraude eleitoral nas eleições de 2020. Também sem evidências, afirmou que alguns países estão esvaziando suas prisões e enviando os detidos para os EUA. “Não sei se devemos chamá-los de ‘pessoas’, em alguns casos”, disse ele. “Eles não são pessoas, na minha opinião”, continuou, antes de classificá-los de “animais”.
Trump tentou reverter o discurso agressivo contra esse grupo a seu favor afirmando, sem apresentar provas, que “ninguém foi mais prejudicado pela invasão de imigrantes de Joe Biden do que as grandes comunidades afro-americanas e hispânicas”. De acordo com pesquisas de opinião, Trump vem reduzindo a vantagem de Biden entre eleitores não brancos, que desempenharão um papel fundamental na votação.
O republicano chamou o atual líder americano de “presidente estúpido” várias vezes, além de “filho da puta”, em dado momento. Além disso, quando teve dificuldades para ler o discurso, falou: “Eu não consigo ler essa porcaria de teleprompter. (…) Essa merda está se mexendo, é como ler uma bandeira em movimento com um vento de 56 quilômetros por hora.”
Biden, porém, conseguiu aproveitar um tropeço de seu rival, que deixou o público sem entender uma referência ao ex-presidente americano Barack Obama. “Você sabe o que é interessante? Joe Biden venceu Barack Hussein Obama. Alguém já ouviu falar dele? Em todos os estados decisivos, Biden venceu Obama, mas em todos os outros estados ele foi morto”, disse Trump.
O atual presidente, frequentemente ridicularizado pelo empresário por suas trocas de palavras e confusões, aproveitou para falar sobre a condição mental de Trump durante um jantar anual com jornalistas e políticos em Washington. “Um candidato é muito velho e mentalmente incapaz para ser presidente. O outro sou eu”, disse ele. “Ele acha que está concorrendo contra Barack Obama.”
Léo Condé comemora vaga na final do Baianão e analisa “jogo de dois tempos” do Vitória
Domingo, 17/03/2024 – 20h52
Por Hugo Araújo
Foto: Reprodução/EC Vitória
Quem só olhar o placar de 4 a 1 pro Vitória diante do Barcelona de Ilhéus, neste domingo (17), no Barradão, pode não saber da dificuldade que o Leão teve na 1ª etapa da partida. No intervalo do duelo, a equipe do técnico Léo Condé perdia por 1 a 0 com gol de Jadson Sergipano. No 2° tempo, o Vitória voltou diferente, virou com gols de Osvaldo, Camutanga, Alerrandro e Mateus Gonçalves e garantiu a sua classificação para a final do Campeonato Baiano após seis anos.
Em entrevista coletiva após a partida, Condé admitiu o mau 1° tempo da equipe rubro-negra e parabenizou o técnico do Barcelona de Ilhéus, Betinho. Segundo o treinador do Vitória, foi “uma partida de dois tempos”.
“Uma partida de dois tempos. A gente fez um 1° tempo muito abaixo daquilo que a gente normalmente apresenta. Acho que teve de tudo um pouco, muito calor, um adversário que marcou muito bem. Quero parabenizar o Betinho, que fez um ótimo trabalho no Barcelona. Equipe muito bem treinada”, analisou Condé, que seguiu analisando o duelo diante da Onça-Pintada.
“Nossa equipe jogou bem abaixo do que normalmente joga. Erramos muito. Não fizemos as melhores escolhas quando tinha a bola, aceleramos nos momentos errados, marcamos mal na fase defensiva. Isso tudo foi corrigido no intervalo. Conversamos sobre tudo isso, demos uma sacudida no vestiário e voltamos para o segundo tempo dentro do padrão que normalmente nossa equipe joga. A gente marcou alto, encurtou o espaço no jogador da bola, e com a posse fomos mais assertivos. Fizemos um segundo tempo primoroso”, disse Léo Condé.
Feliz com a classificação para a final do Baianão contra o Bahia, Condé comentou que “é bom ver um time da grandeza do Vitória chegar em finais”, mas que o foco agora é a partida da próxima quarta-feira (20), também contra o Tricolor, na Arena Fonte Nova, pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.
“Essa é a pressão boa que a gente sempre quer participar, quer viver momentos decisivos. Ano passado tivemos uma conquista inédita para o clube, e agora vamos disputar outro título. São jogos pesados, equilibrados, mas vamos focar agora na Copa do Nordeste. Depois, claro que a gente quer muito o título, mas primeiro agora é ter o foco na Copa do Nordeste. De qualquer forma, parabenizar todos os envolvidos nessa nossa campanha que nos levou à decisão. É bom ver um time da grandeza do Vitória chegar em finais. O Vitória tem que mirar sempre coisas grandes”, projetou o treinador rubro-negro.
As finais do Campeonato Baiano estão marcadas para os dias 31 de março, no Barradão, e 7 de abril, na Fonte Nova. Antes o Leão enfrenta o Bahia, na quarta-feira (20), e o Fortaleza, no sábado (23), ambas as partidas pela fase de grupos da Copa do Nordeste.
Prefeitura anuncia abertura de Restaurante Popular em Águas Claras; saiba data
Domingo, 17/03/2024 – 20h40
Por Redação
Foto: Reprodução / Google Street View
A Prefeitura de Salvador anunciou, neste domingo (17), a data de inauguração do novo Restaurante Popular, no bairro de Águas Claras. A inauguração deve ocorrer nesta segunda-feira (18), às 10h30, na Estrada do Matadouro, 258.
Segundo a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o novo equipamento deve beneficiar cerca de 450 pessoas e faz parte da programação de aniversário da capital baiana.
O restaurante de Águas Claras deve compor os três estabelecimentos do projeto Vida Nova. Os outros dois estão localizados em São Tomé de Paripe e Pau da Lima. A entrega do equipamento deve contar com a presença do prefeito Bruno Reis e pelo secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
Putin se reelege com votação recorde em comparecimentos e promete fortalecer o exército
Domingo, 17/03/2024 – 20h20
Por Redação
Reprodução / G1
O presidente Vladimir Vladimirovitch Putin foi reeleito, neste domingo (17), com eleição recorde em comparecimentos na Rússia. Segundo dados do instituto estatal FOM, Putin teve 87% dos votos e o comparecimento foi de 74,2%, conforme a Comissão Eleitoral Central.
No discurso da vitória, Putin afirmou que sua vitória era um sinal “de que somos todos irmãos em armas”, e prometeu “completar os objetivos da operação militar especial, tornando o Exército mais forte”, agradecendo aos soldados na Guerra da Ucrânia.
Segundo informações da Folha de São Paulo, o gestor do país por mais de duas décadas declarou ainda que não aspira colocar o mundo “à beira da Terceira Guerra Mundial e que “o resultado da eleição vai permitir a consolidação da sociedade”, afirmou o presidente.
Com 86% de aprovação em sondagens, Putin era o favorito à disputa, ainda que tenha sido acusado de fraudes e abuso do poder político para garantir o resultado positivo. Atrás dele, três deputados disputaram a corrida eleitoral, o comunista Nikolai Kharitonov, com 4,7%, o liberal Vladislav Davankov, com 3,6% e o ultranacionalista Leonid Sluski, com 2,5%.
O comparecimento recorde foi cerca de 7% maior que o de 2018, onde 67,7% foram as urnas. A divisão da votação principal em três dias facilitou os números, com os cidadãos sendo amplamente incentivados a votar.